Lisboa com mais 11 máquinas de devolução de embalagens de bebidas

Lisboa com mais 11 máquinas de devolução de embalagens de bebidas

É um novo passo para reforçar ainda mais o compromisso com a reciclagem. O município de Lisboa passa a ter mais 11 máquinas para devolução de garrafas de plástico e latas não reutilizáveis de bebidas, com três destas máquinas a aceitarem também garrafas de vidro. O projeto, promovido pelas associações Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), tem um orçamento de perto de um milhão de euros e um financiamento de 90% pelo programa EEA Grants.

O projeto conta com a parceria com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020. O acordo contempla a instalação de uma máquina no Mercado Municipal de Benfica. As restantes 10 máquinas de devolução serão instaladas em lojas das insígnias Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglés. A opção por Lisboa, um município de elevada densidade populacional, pretende avaliar o grau de adesão da população a este novo mecanismo de recolha e testar a eficácia de locais de recolha baseados em superfícies comerciais de diferentes dimensões e formatos, preparando o futuro Sistema de Depósito.

O projeto tem uma duração aproximada de 12 meses. Entre as metas estabelecidas está a recolha de 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado.

A iniciativa da APIAM, APED e PROBEB é um dos oito projetos já contratualizados de sistemas de reembolso de depósito de garrafas de bebidas e latas no âmbito do Programa Ambiente, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

Paperslead.com Discount Code BestTermPaper Discount Promo Codes Up to 40% EssayAssist Discount Promo Codes Up to 40%