Recolha conjunta de garrafas de plástico e latas de bebidas em estudo

Recolha conjunta de garrafas de plástico e latas de bebidas em estudo

Até 31 de dezembro de 2022, irá decorrer em paralelo no projeto-piloto “Do Velho se Faz Novo” e no projeto Bebidas+Circulares, um estudo com o objetivo de avaliar a eficiência da recolha conjunta de garrafas de plástico e latas de bebidas.

Este estudopretende realizar uma abordagem integrada sobre a recolha conjunta destes dois tipos de embalagens, não só do ponto de vista operacional, como também da reciclabilidade. Para isso, estão a ser realizados testes em diferentes modelos de máquinas RVM, para comparação das suas características em termos de compactação e das respetivas condições de operação nas lojas. 

Para reforçar o âmbito deste estudo, estarão disponíveis máquinas adicionais, instaladas no Continente Lisboa Marechal, em Lisboa, e Continente do Amial, no Porto, nas quais é agora possível a deposição de latas de bebidas, além de garrafas PET.

Este estudo pretende ser um contributo para apoiar a tomada de decisão relativa às condições operacionais a adotar nos pontos de recolha do futuro Sistema de Depósito de Embalagens a implementar no país, sendo particularmente importante para as superfícies de menores dimensões.

Promovido pelo consórcio composto pela Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e APED, “Bebidas+Circulares” é um projeto definido especificamente no concelho de Lisboa, tendo como objetivo incentivar os cidadãos do concelho a devolverem garrafas de plástico PET e latas não reutilizáveis de bebidas para reciclagem e incorporação enquanto matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.