SAIBA MAIS

Quem promoveu o projeto “Bebidas+Circulares”?

Promovido pela Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

Qual a duração deste projeto?

O projeto decorreu de 25 de novembro de 2020 a 31 de dezembro de 2022. 

Foi uma evolução do projeto-piloto já existente no país?

São projetos distintos, mas que contribuíram para o mesmo objetivo: incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas, e preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.

O projeto “Bebidas+Circulares” decorreu apenas no concelho de Lisboa.

Quais os objetivos que pretendeu atingir?

A iniciativa apontou para a recolha de 2,5 milhões de embalagens e de 50 toneladas de plástico para reciclagem.

Que tipo de embalagens podiam ser depositadas nas máquinas?

Embalagens não reutilizáveis de plástico PET, latas e vidro, de acordo com a seguinte distribuição:

PET+LATAS

Auchan Amoreiras
Continente Bom Dia Restelo
Continente Alto do Lumiar
El Corte Inglés – Supercor Restelo
Pingo Doce João Saraiva
Pingo Doce Graça
Pingo Doce Olivais Oriente

PET+LATAS+VIDRO

Continente Lisboa Marechal
Pingo Doce Telheiras
Mercado de Benfica

Por que razão só era possível depositar embalagens de vidro em três locais?

Este projeto pretendia ser uma experiência-piloto para preparar o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas. Como tal, o teste relativamente à devolução de embalagens de vidro decorreu num conjunto mais circunscrito de locais para avaliar o seu funcionamento e logística associada.

A quem se destinou o donativo atribuído nas máquinas?

Os donativos angariados reverteram a favor da Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, e da Ajuda de Berço, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas.

Qual o papel da Câmara Municipal de Lisboa no projeto?

A Câmara Municipal de Lisboa assegurou a recolha dos resíduos de embalagens de plástico PET, metal e vidro a partir dos locais de devolução e o seu transporte até à Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e Oeste, SA., para posterior encaminhamento para reciclagem.

Como podiam ser trocados os pontos por prémios?

Até 31 de dezembro de 2022 esteve em funcionamento um novo sistema de incentivos.

1 garrafa ou lata = 1 ponto Depois de colocar as garrafas na máquina, uma de cada vez, com a base virada para o interior da máquina, a máquina emitia um talão.

O talão apresentava um código que o utilizador deveria registar na plataforma de pontos, sendo criada uma conta para acumular o valor de pontos correspondente ao número de garrafas introduzidas.

Os pontos podiam ser trocados por prémios, sendo debitado o seu valor ao saldo de pontos da conta.

Regulamento disponível aqui.
pay someone to do my math homework Onlineclasshelp Discount Promo Codes Up to 40% EssayThinker Coupon Code 500WordEssay.org Coupon PrimeAssignment.com discount code i need an essay written for me for free where to get a resume done professionally WePapers Promo Code, Coupons, Discount Codes and Review ThesisGeek.com discounts Essayunion.com Promo code 2023 JustDoMyHomework Promo Code, Coupons, Discount Codes and Review Papersgear.com Coupon Code UKEssayWriters.co.uk Discount Code MajesticPapers.com promo code